Rania Matar - a girl and her room




Foi em 2011 que conheci o trabalho desta magnífica fotógrafa, quando estava fazendo uma pesquisa, dentro do campo visual que influencia a nossa literatura como forma de preenchimento das lacunas dos bloqueios da escrita.
Então, procurei e procurei, até encontrá-la. Ela me chamou a atenção pelo fato de desenvolver sua fotografia como arte, mas, não qualquer arte, ela queria de alguma forma mostrar para quem quisesse apreciar sua arte, que existia algo muito misterioso por trás de cada fotografia.
Ela viajou em busca deste projeto, que acabou virando um livro, com todas as fotos ilustradas, é claro. Que ajudou muito no processo da minha escrita, como criatividade dentro de um ambiente de conflitos e alegrias que jovens adolescentes têm.
Ela buscou em seu universo misterioso a vida e a descrição de cada vida de todos os tipos de meninas do mundo inteiro. E só pôde perceber, que a maior intimidade de uma garota, sendo ela solteira, namorando, mãe solteira, jovem casada, rica ou pobre; era o seu quarto.
A identidade de uma garota se encontra em seu quarto. Onde transforma tudo o que quer em seu universo. A cada qual tem o seu próprio, definindo sua personalidade e expondo sua intimidade.


Um pouco sobre Rania...
Rania Matar nasceu e foi criada no Líbano e se mudou para os EUA em 1984. Originalmente treinada como uma arquiteta da Universidade Americana de Beirute e da Universidade de Cornell, estudou fotografia na Escola de Nova Inglaterra da Fotografia e as oficinas de fotografia de Maine. Ela ensina fotografia na Faculdade de Arte e Design Massachusetts . Ela também ensina fotografia nos verões para adolescentes em campos de refugiados do Líbano com o apoio de organizações não-governamentais e regularmente oferece palestras, visitas de classes e palestras em museus, galerias, escolas e faculdades em os EUA e no exterior.
Seu primeiro livro intitulado vidas comuns foi lançado em outubro de 2009, publicado pela Imprensa Quantuck pista e distribuído pela WW NortonMais a recente monografia de Rania, Uma menina e seu quarto , publicado por Edições Umbrage foi lançado em maio de 2012.

Sobre o Projeto...

Da premiada fotógrafa Rania Matar Uma menina e seu quarto revela a vida de meninas de dois mundos distintos - o dos Estados Unidos e Líbano. Situado nos quartos das meninas -que vão desde a limpeza espartano a desordem caótica - estes retratos oferecem uma perspectiva privilegiada de não apenas quem são essas mulheres jovens, mas os espaços físicos que provam ser extensões de suas identidades.



Confiram agora algumas fotografias sobre este lindo projeto que virou livro:




















"As vezes temos a impressão de que os estranhos são inexistentes, no entanto, somos estranhos a eles também."


Doha Reem - Líbano (a girl)


Site da fotógrafa: www.raniamatar.com


0 comentários